PRÓTESE DENTÁRIA

Muito embora a Odontologia tenha alcançado avanços nas áreas preventivas e curativas, o número de pacientes que ainda precisa de reabilitação oral através da instalação de próteses dentária é bastante considerável.

O desejo pela reabilitação bucal quer seja pelo motivo estético quer seja, funcional, ainda hoje angustia grande parte da população. A especialidade de prótese dentária se dedica a reabilitar  esses pacientes que por algum motivo perderam um ou mais dentes.

Várias são as opções e tipos de próteses dentárias que podemos lançar mão para reabilitar um paciente. Essas próteses vão desde dentaduras convencionais até implantes dentários. Uma avaliação clinica e radiográfica criteriosa determinará quais técnicas podem ser utilizadas. È importante que o cirurgião dentista discuta com o paciente sobre todos os tipos de próteses que podem ser indicadas, relatando vantagens e desvantagens de cada uma, para que em conjunto, seja feito a melhor escolha.

Para aqueles pacientes que perderam todos os dentes, as alternativas de tratamento se constitui em próteses totais convencionais, também conhecidas como dentaduras, ou utilização de implantes dentários. A confecção da prótese total deve ser cuidadosa, utilizando material de qualidade para evitar traumas na mucosa bucal e dar estética e conforto. Hoje a maioria dos pacientes que utilizam esse tipo de prótese são pessoas que já são portadoras de dentaduras e querem trocar por peças novas.

O uso de implantes no tratamento de desdentados totais é considerado por muitos o tratamento que proporciona o maior salto de qualidade funcional e estético. Pacientes que usam dentaduras e depois colocam implantes, relatam uma melhora substancial, sobretudo na segurança de mastigação e hoje é sem dúvida a melhor indicação para pacientes desdentados.

Para os pacientes que perderam alguns dentes têm-se a opção de utilização de próteses removíveis, que são aparelhos metálicos móveis que contem apenas os dentes perdidos. Este procedimento vem caindo em desuso nos últimos anos em virtude das outras técnicas apresentarem um melhor resultado estético e funcional.

A utilização de próteses de porcelana se mostra uma excelente opção para reposição de dentes perdidos, pois alem de proporcionar uma estética agradável, ela tem a vantagem de ser fixa, facilitando a mastigação e a fala. Entretanto, muitas vezes é necessário desgastes de dentes saudáveis para sustentar essas próteses, configurando sem duvida a maior desvantagem da técnica.

Pensando em resolver as desvantagens das outras técnicas os implantes dentários chegaram ao mercado há algumas décadas e hoje são uma realidade. Aliam função, conforto e estética sem a necessidade de desgastes de dentes saudáveis. Mas como toda técnica tem suas restrições esta necessita da existência de uma boa qualidade e quantidade óssea do paciente, daí a importância de uma avaliação precisa.