Prevenindo o câncer de boca


Auto-exame O que é o auto-exame? É uma técnica simples que a própria pessoa pode fazer, bastando que tenha um espelho e esteja num ambiente bem iluminado.
A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada no seu início.

Como fazer o auto-exame da boca?
Atenção: pessoas que usam próteses devem removê-las e lavar bem a boca antes do exame!

1º Passo:

  1. De frente para o espelho, observe a pele do rosto e do pescoço. Veja se encontra algum sinal que não tenha notado antes.
  2. Puxe com os dedos, o lábio inferior para baixo, expondo a sua parte interna (mucosa). Em seguida, apalpe todo o lábio.

2º Passo:

  1. Com a ponta do dedo indicador afaste a bochecha para examinar a parte interna da mesma. Faça isso nos dois lados usando o espelho clínico.
  2. Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
  3. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
  4. Incline a cabeça para trás e abrindo a boca o máximo possível, examine atentamente o palato (céu da boca). Palpe com o dedo indicador todo o palato (céu da boca). Em seguida diga ÁÁÁÁÁ… E observe o fundo da garganta. Com o uso do espelho clínico a visualização fica aumentada.

3º Passo:

  1. Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Repita a observação com a língua levantada até o palato (céu da boca). Em seguida puxando a língua para esquerda, observe o lado esquerdo da mesma. Repita o procedimento para o lado direito.
  2. Estique a língua para fora, segurando-a com um pedaço de gaze ou pano, apalpe em toda sua extensão com os dedos indicador e polegar da outra mão.
  3. Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Depois, apalpe o lado esquerdo do pescoço com a mão direita. Repita o procedimento para o lado direito, palpando com a mão esquerda se existem caroços ou áreas endurecidas.
  4. Finalmente, introduza o polegar pó debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

O que procurar?
Ao realizar o exame procure:
– mudanças na cor da pele e mucosa
– endurecimentos
– caroços
– feridas
– inchações
– áreas dormentes
– dentes abalados (amolecidos)